• Logística
  • Actividade Produtiva
  • Reciclagem
  • Produtos Ecológicos
  • Inovação
  • Energia
  • Responsabilidade

O ambiente é uma prioridade estratégica

Na ENDUTEX o nosso objetivo é utilizar com responsabilidade todos os recursos necessários para produzir os nossos produtos e minimizar o impacte ambiental nas imediações das nossas unidades produtivas, assim como nos nossos clientes e utilizadores.

Estamos continuamente a desenvolver novos e mais sustentáveis métodos para reduzir o impacte ambiental das nossas atividades de forma a alcançarmos um melhor futuro comum.

Fornecedores de grande reputação

A maioria das nossas matérias-primas são provenientes de fornecedores europeus com grande reputação nesta área, cumprindo toda a legislação europeia aplicável, nomeadamente o regulamento REACH.
Com esta base de fornecedores locais europeus, os custos de transporte são minimizados e são evitadas emissões desnecessárias de gases de efeito de estufa.

Os stocks de matérias primas são mantidos em quantidades mínimas, armazenados e utilizados de maneira a evitar contaminação do solo, águas e ar.
A Endutex utiliza predominantemente materiais recicláveis nas suas embalagens.

Todas as atividades de impacto ambiental são identificadas e controladas

A Endutex está abrangida pela diretiva PCIP (Planeamento e Controlo Integrado da Poluição), isto é, todas atividades de impacte ambiental são identificadas, controladas e continuamente monitorizadas de forma a cumprir a legislação aplicável.

A utilização de energia é objeto de monitorização continua e são implementados planos de racionalização do seu consumo, de forma a utilizar o mínimo possível de energia.

A água é essencialmente utilizada para arrefecimento industrial em circuito fechado, para minimizar a sua utilização.
O efluente líquido (principalmente de tipo doméstico) é encaminhada para uma estação de tratamento de águas residuais pública.

A Endutex trata os seus efluentes gasosos por filtração de forma a recuperar materiais e reintroduzi-los no processo produtivo. Quando não é possível a sua recuperação, os efluentes são tratados numa instalação para aproveitamento/produção de calor.
Cada vez mais os nossos produtos são produzidos em base aquosa, tornando-os mais amigos do ambiente.

Minimizamos a produção de resíduos

Um dos nossos objetivos é a minimização da produção de resíduos nas várias fases do processo industrial.
No entanto são gerados alguns resíduos provenientes da nossa atividade.

O nosso objetivo é reciclar o máximo possível de resíduos gerados internamente – reutilizando-os no processo produtivo.

Quando a reutilização interna não é possível a Endutex estabelece parcerias com empresas de reciclagem de resíduos, que os vendem a outras empresas onde são usados como matéria-prima ou para produção de energia. Quando nenhuma destas opções é economicamente viável, sofrerão uma operação de eliminação, nomeadamente em aterro controlado pelas autoridades locais.

Prevenimos os riscos para o ambiente e para a saúde humana

A Endutex tem implementado a eliminação e restrição de alguns materiais (tais como metais pesados) na produção dos nossos produtos, de forma a prevenir riscos para o ambiente e para a saúde humana.
A Endutex tem desenvolvido a gama de produtos Eco, como por exemplo, produtos isentos de PVC e isentos de ftalatos.

O recente desenvolvimento de um produto para impressão digital de base poliolefina 100% reciclável é um grande passo no sentido de introduzir no mercado produtos mais amigos do ambiente.

Reduzimos o impacte ambiental das atividades

Estão em curso projetos de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) com outras empresas e entidades do sistema científico nacional, para aumentar o nosso conhecimento na melhor utilização de recursos.

A Endutex espera que estes desenvolvimentos tragam consigo novas formas de reduzir o impacte ambiental das suas atividades e um futuro melhor para todos nós.

Reduzimos o consumo de energia

A Endutex estabelece planos de racionalização de consumos de energia de forma a conseguir uma utilização mais eficiente, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2.
A Endutex instalou recentemente nos telhados da unidade industrial uma central de produção de energia fotovoltaica 250 kW, que produz cerca de 400 MWh por ano.

Desta forma, a Endutex produz energia elétrica limpa, diretamente do sol, evitando a depleção de recursos naturais, reduzindo a emissão de CO2.

Somos socialmente responsáveis

As empresas do Grupo Endutex, comprometem-se, dentro do seu âmbito de influência, a tomar as medidas necessárias para garantir que as suas atividades são conduzidas num espirito de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, exercendo a suas atividades de maneira justa de forma a contribuir para um desenvolvimento sustentável da sociedade.

Compromete-se ainda a dar prioridade no tratamento das questões sociais e ambientais e em respeito pelas Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a Declaração Universal dos Direitos do Homem, as Convenções das Nações Unidas (NU) acerca dos direitos das crianças e da eliminação de qualquer forma de discriminação contra as mulheres.

A Endutex não utiliza nenhum dos chamados ”Minerais de Conflito” que direta ou indiretamente financiam ou beneficiam grupos armados da República Democrática do Congo e países vizinhos.

A Endutex incita os seus parceiros, nomeadamente os seus fornecedores, a partilhar estes princípios e a tomar as medidas apropriadas ao nível da sua política de empresa no sentido da sua implementação e cumprimento.